Está com trombose? Meia elástica. Varizes? Meia elástica. Vai viajar? Não esquece a meia elástica. Ah, é linfedema? Hum, vai usar meia elástica também.
Apesar de parecer simples, as meias elásticas não são todas iguais e é combinação de várias características que vai determinar o tipo da meia que vai ser usada em cada uma dessas situações.
Por exemplo: há alturas diferentes (3/4, 7/8 e meia calça), graus de compressão diferentes (leve, média e alta compressão) e tecidos de elasticidades diferentes.
Aí complicou, né?
Porém, há uma característica comum a todas elas. E é isso o que eu vou explicar aqui abaixo:
Essa característica é a: compressão graduada, que é a grande responsável pela melhora da circulação.
Aguente aí que vem a explicação:
As meias são confeccionadas de forma que a compressão maior se inicia no tornozelo e vai reduzindo gradualmente até sua altura final, sendo que 100% da compressão mencionada na caixa da meia é feita na região do tornozelo e 70-80% da compressão é feita na panturrilha. Isso porque é na região da panturrilha que está localizada a maior densidade muscular da perna.
Na região da panturrilha, a meia elástica vai aumentar força de contração desses músculos, que são a principal estrutura no bombeamento do sangue de retorno e por isso mesmo considerados nosso coração periférico.
Os efeitos disso são aumento do retorno do sangue e diminuição do refluxo das veias doentes, redução do inchaço do membro e melhora da drenagem linfática.
É isso. Gostaram da explicação?
Não tem jeito. Se vai usar meia compressiva, tem que saber por que está usando.
Dra Karolina Frauzino é Médica Angiologista em Brasília, dedicada ao tratamento de doenças venosas e linfáticas, com Título de Especialista em Cirurgia Vascular e Membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.
#meiacompressiva #meiaelastica #comofuncionameiaelastica #comoescolhermeiaelastica #drakarolinafrauzino #angiologistaembrasilia #angiologistadf #angiologistalagosul #tratamentodevarizes
Tenho parafusos tornozelos e platina posso usar meia de compressão?Trabalho em pé andando muito
Esqueci de elogiar suas publicações, são simples, didáticas e objetivas.
Prezada, as meias de compressão podem ser usadas mesmo o paciente não tendo nenhum problema de circulação sanguínea, apenas para prevenção, já que a rotina de algumas pessoas não dar para fazer exercícios com regularidade ideal por causa da rotina?
Outro assunto, a Dra. Teria como indicar uma marca de meias que não precisamos correr o risco de comprar meias de qualidade ruim já que hoje em dia a muitos fabricantes com qualidades ruins?