A sensação de formigamento pode ser descrita pelo paciente também como ferroadas e dormência e é um sintoma comum que leva o paciente a procurar um angiologista. No entanto, não corre somente em doenças vasculares, podendo ser devido a outras causas como em doenças neurológicas, reumatológicas, ortopédicas e metabólicas e mesmo em situações normais.
Formigamento nas doenças circulatórias
A sensação de formigamento que acompanha a Insuficiência Venosa Crônica é referida geralmente no local onde há acúmulo de varizes e assim como outros sintomas da doença piora no período pré-menstrual, nos climas quentes e após exercício físico.
Na Insuficiência Arterial a sensação de formigamento geralmente é referida nas extremidades, como pontas dos dedos e planta e/ou dorso dos pés, local onde também ocorrem as complicações da doença, como a cianose e a gangrena.
Formigamento nas doenças ortopédicas e neurológicas
Já ouviu falar de Meralgia Parestésica? É uma doença muito comum que está relacionada à compressão do nervo femoral na região inguinal, sendo referida como formigamento ou mesmo anestesia na face anterolateral da coxa.
A compressão do nervo ciático também pode ser referida como formigamento na face posterior de coxas e pernas, uni ou bilateral, sendo muitas vezes identificada durante a consulta com angiologista.
Formigamento nas doenças metabólicas
Diabetes Mellitus pode causar formigamento nas extremidades dos membros quando complicada com neuropatia em fases mais avançadas da doença.
Formigamento nas doenças reumáticas
A Artrite Reumatoide e a Doença de Raynaud também podem se manifestar com formigamento das extremidades acompanhado de outros sintomas mais comuns da doença, como dor articular na artrite e alteração de coloração dos dedos no Raynaud.
Outras doenças que podem se manifestar com formigamento são: Lupus Eritematoso Sistêmico e Doença de Buerger, mas outros sintomas são mais comuns.
Formigamento fisiológico
Formigamento também pode estar presente em situações normais, como durante a hiperventilação (respirações rápidas e profundas) durante as situações de estresse e também após exercícios físicos extenuantes e calor intenso.
Autoria:
Dra Karolina Frauzino é Membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular e possui Título de Especialista em Cirurgia Vascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.
Comments